Sejam bem vindos

notícias

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TCHAU


TCHAU

"A literatura nutre a alma e a consola." (Voltaire)


Foi de uma leitura em sala de aula, pela professora Marly que conheci o livro Tchau, e foi justamente este que escolhi para comentá-lo. O livro é composto por quatro narrativas bem instigantes que levam o leitor a transitar por diversas situações, a linguagem simples faz com que a narrativa seja natural e realista. A autora, Lygia Bojunga tem uma sensibilidade e capacidade de entender e retratar os sentimentos, as pessoas de uma forma muito singular e especial.
 O primeiro conto “tchau”, aborda a questão da fragmentação familiar, vivida pela personagem Rebeca, que fica em meio de uma problemática de união versus separação, tentando resgatar, através de sua astucia de menina, a união dos pais, mas sua mãe decide sair de casa para poder viver outro amor, nota-se o amadurecimento que a personagem acaba construindo durante a narrativa, e que o leitor acaba vivenciando o sofrimento do drama da personagem. Nesse sentido a leitura possibilitou a conexão entre texto e leitor, em que este acaba entrando um pouco na história envolvido pela emoção. A finalização da história deixa o leitor preocupado em saber se a mãe retornará a casa, mas como o titulo do conto é tchau pode-se inferir que a despedida não é definitiva.
O segundo conto “O bife e a pipoca” vai retratar a problemática das diferenças sócio-econômicas e culturais vivenciados pelos personagens Rodrigo e Tuca, em que o primeiro é de classe média alta e o segundo é morador de uma favela, esse contraste é colocado em união, porém retratando cada particularidade da realidade desses dois mundos, em que a amizade dos dois garotos rompe essas diferenças. Esse conto me chamou bastante atenção, pois aborda algo pertinente em nossa sociedade, a questão das camadas sociais em detrimento de outras e ao aprofundarmos no enredo da história podemos trabalhar em sala de aula, a realidade em que os sujeitos estão inseridos, de tornar possível a convivência entre os diferentes, ou seja, de colocar o aluno no processo de autoconhecimento em meio da diversidade social, cultural e econômica.
O terceiro conto “A troca e a tarefa”, é uma explosão de sentimentos vividos pela personagem principal, fala-se de desejos, de amor platônico, do ciúme, de superação, entre outros. O enredo é bastante conflitante o que deixa o leitor desesperado em saber qual o desfecho da história, pelo menos foi assim que fiquei, a maneira como a personagem tenta sair de situações sufocantes através da escrita é maravilhoso, não sei por que mais me remeteu a própria história de vida da autora, em relação ao que a escrita lhe proporcionou e possibilitou, creio que deve existir alguns traços da autora.
O quarto e último conto “Lá no mar” retrata um sentimento de amizade entre o barco e um pescador, após uma tragédia o encontro de uma nova amizade entre um menino e o barco, interessante notar que o texto é bem poético e a autora humaniza o barco deixando, assim, a narrativa com um tom de emoção a mais e que comove o leitor.
Por fim é importante frisar que através do texto literário o leitor se envolve, comove , educa-se, eleva-se como ser humano, e faz viajar para outras dimensões cheia de mistérios, emoções, suspense, além de ser uma atividade intelectual que lhe faz sentir prazer. O Livro que comentei acima me despertou outros olhares para o mundo da leitura, me provocou essas sensações descritas e tenho a certeza de que ele possibilitará uma formação leitora crítica e ativa, infelizmente ao terminar o livro tive a difícil tarefa de dizer tchau.


Referência: 
Bojunga,Lygia. Tchau. 17.ed., Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2005.
  
 
Discente: Semidia Lopes de Oliveira Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário