A disciplina teoria e prática da literatura I tem sido um grande suporte para a nossa formação como futuros pedagogos, bem como todos os assuntos apresentados a nós através dos textos disponibilizados pela professora Marly. Dentre os diversos textos se torna até difícil escolher apenas um, mas eu decidi comentar sobre o texto que tem como título “biblioteca escolar: como eixo estruturador do currículo escolar”, por ser um dos textos que compõe o tema do meu seminário e por te achado este bastante interessante, achei esta proposta da biblioteca mais humanizadora muito importante para formação do sujeito.
O texto vem apresenta uma reflexão sobre as grandes mudanças ocorridas na sociedade nas mais diversas instâncias sociais, desse modo a escola também precisa seguir nesse contexto de mudanças e transformações, na perspectiva da ampliação do desenvolvimento humano do aluno, formação de um cidadão completo e uma educação de maior qualidade. Assim o texto ressalta a biblioteca como sendo o centro do currículo escolar, desempenhando um papel de destaque dentro do processo de ensino e aprendizagem, mas há uma grande preocupação, pois em muitas escolas esse espaço tem sido muito mal utilizado, de forma desarticulada das atividades escolares, sendo este espaço um lugar utilizado apenas para a reprodução do conhecimento, causando desestímulo e falta de significado durante a prática da leitura.
É importante que a escola proporcione na biblioteca espaços adequados para atividades dos mais diversos interesses dos alunos, para que estes possam construir e produzir seus próprios conhecimentos, tornando-se educandos mais autônomos, críticos e reflexivos, neste contexto o professor se apresenta como mediador, provocador e instigador, incentivando os alunos a serem leitores proficientes e pesquisadores na busca de novos conhecimentos, e, é justamente na biblioteca que essas práticas são desenvolvidas, pois lá é o lugar de encontro com a cultura e produção do conhecimento.
Referencia:
LEAL, Leiva de Figueiredo. Biblioteca escolar como eixo estruturador do currículo escolar. In: ROSING, T. M. K.; BECKER, P. R. (org). Leitura e animação cultural: repensando a escola e a biblioteca.Passo Fundo : UPF,2002.
Por : Jailma Carla Araújo do Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário