Sejam bem vindos

notícias

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Histórias em quadrinhos e literatura infantil

            Durante todo o semestre li muitos textos e principalmente me envolvi com todos eles, talvez seja pelo fato de estar gostando muito da disciplina e das histórias contadas pela professora. Muitas vezes acho que a melhor parte das aulas é o final, a hora em que a professora ou algum aluno ler uma história.
Tenho 20 anos e nunca ganhei um livro de presentem, não me recordo dos meus pais terem comprado algum livro de historinhas para mim nem tampouco na escola a professora ter trabalhado a literatura como de fato estou conhecendo agora. Já viu né? Tenho pouco conhecimento das histórias infantis e menos ainda das história em quadrinhos, por isso o texto que mais me encantei foi “História em quadrinhos e literatura infantil: a paródia na formação do leitor”.

             O texto fala de uma pesquisa que a Professora Marly Amarilha realizou em escolas da rede pública de Natal com crianças de 9 a 11 anos do ensino fundamental. Primeiro fiquei encantada com a forma que ela realizou a pesquisa, segundo porque o texto explica claramente as diferenças de histórias em quadrinhos e contos de fadas. Melhor ainda o texto mostra as paródias que existem dos contos de fadas em historias em quadrinhos. Talvez isso tenha sido o que mais me encantou, porque eu simplesmente não sabia que existia as paródias dos contos em fadas em HQ.
             Durante a pesquisa a Professora realizou 10 sessões de leitura de histórias da Turma da Mônica de Maurício de Souza seguida de leitura de contos de fadas tradicionais com os quais aquelas historias mantém relação intertextual. E para surpresa dos pesquisadores, após o término dos estudos , a maioria dos alunos disseram que gostavam mais da própria literatura que das historias em quadrinhos, pois diziam que acontecem mais coisas, eles imaginam mais. Mas vale salientar que muitos começaram a ter o gosto pela leitura com as historias em quadrinhos. 
         Acredito que a historia em quadrinhos é a porta de entrada para a literatura. pois é um tipo de texto que torna o ato de ler divertido. Os alunos tem, desde as fases iniciais, um encantamento pelos quadrinhos. As histórias tem ações rápidas, de fácil compreensão e provocam boas risadas nas crianças.

Referências: AMARILHA, Marly. História em quadrinhos e Literatura infantil: a paródia na formação do leitor.

Danyelle Rosana Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário