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É possível verificar, através da análise dos elementos que constituem os quadrinhos, se observados nos aspectos estéticos responsáveis pela narrativa, que estes englobam os aspectos visuais, lingüísticos e até sonoros das produções audiovisuais. Os quadrinhos, ao se mostrarem como um novo tipo de literatura sofre influência de tradição literária.
Algumas histórias refazem os contos tradicionais e expressam uma crítica através da ironia, da piada, permitindo ao jovem leitor contestar valores tradicionalmente aceitos e repensá-los de forma a confrontá-los com o padrão histórico e sócio-cultural vigente. A história em quadrinhos sugere o questionamento de vários valores. A narrativa desta história desenvolve-se com personagens bem conhecidos dos contos tradicionais, como podemos encontra os quadrinhos da turma da Mônica contando histórias de contos de fadas com seus personagens exemplo a historia de Rapunzel, redesenhados de forma inusitada e criando uma imprevisibilidade dos fatos.
As histórias em quadrinhos, retomando os contos de fadas, trazem-nos, muitas vezes, uma paródia e uma crítica às fórmulas absolutas desses contos tradicionais, questionando mitos consagrados e possibilitando ao leitor infantil recriar ou reinventar suas histórias preferidas, recuperando-as e, ao mesmo tempo, adaptando-as a uma época bem distante e completamente avessa ao “feliz para sempre”.
Hoje, as histórias em quadrinhos tendem a ser encaradas como um novo tipo de literatura capaz de contribuir para construção do imaginário infanto-juvenil e proporcionar ao leitor adulto novas possibilidades de leituras de temas por ele conhecidos ou novos, podendo ser vistas como a literatura gráfico-visual típica deste fim de século, possuidora de uma potencialidade expressional de profundo significado estético e grande capacidade comunicativa, que corresponde às exigências do leitor/consumidor contemporâneo, ávido por atrativos estético-expressionais,
As histórias em quadrinhos, enquanto literatura, carregadas de elementos capazes de sugestionar e abrir possibilidades interpretativas podendo contribuir para desenvolver a capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor.
Anne Najara M. dos Santos
REFEÊNCIA: AMARILHA,MArly. Historia em quadrinhos e Literatura infantil: a paródia na formaçao do leitor
REFEÊNCIA: AMARILHA,MArly. Historia em quadrinhos e Literatura infantil: a paródia na formaçao do leitor
Muito interessante e vejo como um importante recurso para a formação de jovens leitores.
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