Sejam bem vindos

notícias

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A LUTA PELO SIGNIFICADO

O texto trás de início uma temática que nos faz refletir sobre a vida, o quanto é difícil encontrarmos um significado para a mesma. No entanto cobramos desde cedo nossas crianças em busca desse significado para a vida. Mas, no entanto em diversos casos não oferecemos os suportes necessários para que de fato isso aconteça, já que é a família que exercem essa função primeiramente. Juntamente com a família é a literatura que desde cedo vêem atribuído sentido para a vida e de uma forma mais simples. Como foi bem explicado no texto não se trata somente de inserir no mundo da leitura desde cedo nossas crianças, é preciso que desde cedo busquemos as melhores formas de atribuir-lhes um significado de vida, que selecionemos os textos, os contos, as histórias, que venha a apresentar sentido à vida que contribua de forma positiva, que possa desenvolver seu intelecto, suas emoções, sua imaginação, que possa confrontar a crianças com alguns problemas e possa ajudá-los a desenvolver-se desde seu interior.
Fiquei encantada com o poder dá literatura para desenvolver nossas crianças, pude compreender através do texto o que não fui apresentada na minha infância e até então não o conhecia, e como o papel do professor é fundamental para conseguirmos dá um significado a vida, e isso se dá desde a busca por histórias que possam ser discutidas e trabalhadas com o intuído da aprendizagem do intelecto. Os diversos contos de fadas, por exemplo, podem ser usados para trabalhar diversos tipos de dificuldades, como a perda, que pode ser trabalhado no caso de João e Maria, esses contos não necessariamente precisam somente tratar coisas boas e felizes, pois desde cedo nossas crianças sabem que existe o bem e o mal e precisa aprender a lhe dar com isso. Um exemplo claro disso foi o texto Tchau de Lygia Bonjuga lido em sala de aula, antes dessa disciplina jamais imaginária que este texto era literatura infantil, pois trabalha a perda de uma forma tão triste que nos sensibilizou, imagine uma criança o lendo.
A partir de então compreendi que literatura vai muito além de se trabalhar com gramática, vai além de encontre os dígrafos no texto, não é esse tipo de lição que buscamos ao levarmos um texto literário para sala de aula. A literatura nos dá diversas ferramentas capazes de desenvolvermos um trabalho voltado para o desenvolvimento psicológico do individuo, isso ficou claro através da analise deste texto, que deixa claro a importância de se trabalhar com a literatura nas séries iniciais, e assim desenvolvermos nossas crianças. 

Wildna Paula de Souza Silva

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada/ Tradução: Arlene Caetano. Rio de Janeiro: PAZ E TERRA, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário