Sejam bem vindos

notícias

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TCHAU
            No decorrer de nossa disciplina pude conhecer a literatura e entende-la, já que isso não foi possível no início da minha vida escolar.  Só fui ler textos literários quando fui presta vestibular e por necessidade, sem nenhum tipo de interesse ou prazer. Não sabia o que realmente era literatura nem o poder que a mesma possui no processo de ensino-aprendizagem. Sempre pensei que todo e qualquer texto era literário, porem diante das nossas discussões em sala de aula pude descobrir esse mundo fantástico que a literatura é capaz de despertar. A cada aula, a cada texto lindo em sala pude perceber como um texto literário é rico em significado.
            Um exemplo claro disso e que me faz ficar encantada com a literatura, foi o texto Tchau de Lygia Bonjunga, um texto simples claro e muito carregado de sentimentos, desde o nome que nos faz refletirmos o que significa Tchau, se seria uma breve despedida, um adeus, essa é uma característica forte de um texto literário despertar a imaginação do leitor. O texto trata-se de uma família onde a mulher cansada de tudo e não mais feliz com o casamento decide larga a filha e o marido em nome de um amor, mesmo diante do sofrimento do marido e de sua filha a mesma não desiste, sua filha tenta de todas as formas convence a mãe mais não consegui e não vai com a mãe por que seu amante não permite que a mesma o faça. O texto é carregado de uma emoção que quando lido em sala de aula todos ficamos emocionados. Com a literatura trabalha um tema difícil como a separação, a perda, de uma forma simples e clara. A autora desenvolve o texto claramente onde apesar de triste retrata aquilo que devemos passar para nossos filhos, como está bem evidenciado no texto, A luta pelo significado, onde sabemos que é preciso trabalharmos nossos alunos psicologicamente para todas as situações possíveis, não somente mostra-lhes o que é bom, mais sim fazer uma mediação entre os dois o bom e o mal.
            Através do texto podemos trabalhar os problemas interiores e exteriores, a superar obstáculos. Através da leitura do texto passei a compreender o que é literatura, e como cada texto tem seu significado e fará com que em determinado momento de vida o leitor possa de alguma forma se identificar com ele. O conto é maravilho, recomendo a todos, o texto é literatura pura.
 
Por: Wildna Paula de Souza Silva
 
Referência:
Bojunga,Lygia. Tchau. 17 ed., Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário