Sejam bem vindos

notícias

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"A CRIANÇA E A FICÇÃO"


Por: Gabriella Pereira do Nascimento

Esse texto da Prof.ª Marly Amarilha, enfatiza a relação entre a criança e ficção. Durante sua pesquisa a autora destaca dois fatores que mais lhe intrigaram durante o uso da literatura com crianças em fase escolar são eles: o lúdico e a comunicação. Nesse sentido a literatura parece ter menos importância, sendo ela também um meio ficcional, em relação aos outros meios como cinema, quadrinhos e desenhos animados perde espaço.
O fato de a criança ter pouco acesso a literatura fora do ambiente escolar, por vezes nem nele se torna um dos motivos para esse distanciamento entre a literatura e os outros meios de ficção. No entanto, o que se percebe é que quando se dá a oportunidade desse contato mais direto percebe-se que as crianças têm uma boa aceitação, até incorporam os personagens que mais se identificaram e querem posteriormente atividades que leve a encenação da história lida. Essa relação leitor-personagem não necessariamente se da pela comparação, mas pelo envolvimento entre os dois. A autora destaca a catarse como fator determinante para esse acontecimento.
A utilização da literatura de maneira lúdica também se dá pela comunicação entre leitor e texto, mas também pelo o que é significativo para ele. As crianças mantêm em sua memória o que é significativo para elas, para tanto é preciso que tenham contato com os livros, para não somente deterem sua memória aos personagens.
É interessante perceber essa relação dessa forma, pois eu tenho percebido em atividades que trabalhamos na escola com alunos do 2° ano no projeto do PIBID/Pedagogia que o momento de leitura é onde os alunos mais participam, até mais do que em outras atividades que envolvem exibição de vídeos, por exemplo! Por isso, tenho certeza que é realmente muito importante deixar o aluno ter o máximo de contato com textos literários, pois também é preciso preencher as lacunas deixadas pelo “não contato” fora da escola, tendo em vista questões sócio-culturais e econômicas que cada um deles tem.

Referencia:
AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas?. São Paulo: Vozes,1997.

Um comentário: