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terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comentário do texto: Alice que não foi ao país das maravilhas

O texto trata sobre uma pesquisa realizada em escolas estaduais cujo título é: O ensino de literatura na escola: as respostas do aprendiz (1994). Nessa pesquisa, foram entrevistadas 350 crianças de 1ª a 5ª séries do 1º grau. A pesquisa foi realizada sob a ótica dos alunos no que concerne ao ensino de literatura. Uma das questões investigadas foi à relação do leitor com o texto literário, tomou-se como objeto de estudo leitor versus personagens e a abordagem foi à capacidade comunicativa do texto literário.
            Esse aspecto comunicativo do texto literário, bem como outros elementos de que compõe a literatura lhe atribui um grande valor que deveria ser reconhecido como essencial no currículo escolar, porém há uma visão disseminada no meio escolar de que a literatura, como literatura, não tem valor pragmático. A autora traça uma crítica sobre o ensino de literatura na escola, pois esse ensino não é aplicado de forma satisfatória por não explorar o seu potencial, limitando-se apenas ao ensino de literatura para fazer exercícios de gramática para enriquecer o vocabulário, para estímulo redacional, etc. Ignorando que o ensino de literatura é uma atividade produtora, receptiva e comunicativa. O texto literário é interativo, onde há uma relação dialética havendo modificação no texto e no leitor, pois o texto exige que o leitor desempenhe seu papel como parte constitutiva da arquitetura do texto e de seu sentido.
            Ressalta-se no texto o amadurecimento no simbólico através do texto literário que permite ao leitor transitar do real ao ficcional, no jogo de faz-de-conta por meio de  projeção, o que implica ter consciência de ser eu e experimentar-se como outro, o que é uma experiência complexa que envolve o sensório, o intelecto e o emotivo. Assim, o ensino de literatura é muito mais que simples instrumento para aprendizagem de gramática e estímulo redacional, através desse texto pude compreender melhor a importância que os professores devem dar ao ensino de literatura para educação de novos leitores bem como sua formação.
Referência:
AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: a Leitura crítica na sala de aula / Marly Amarilha. – Petrópolis RJ: Vozes, 2006.
Postado por Jamille Janne da Fonseca Costa.

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