Sejam bem vindos

notícias

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Historia em quadrinhos e literatura

HISTORIA EM QUADRINHOS E LITERATURA: A DISPUTA PELO LEITOR.


Após a leitura deste texto, foi possível observar que o conflito quadrinho versus literatura já foi maior, pois não existia uma produção local, que os leitores jovens (crianças) pudessem identificar se. Outra coisa é demonstrada também o quadrinho não deve substituir o prazer de ler uma boa estória clássica, assim como não deve haver um desprezo por parte dos educadores em utilizar os quadrinhos como um elemento facilitador, para cativar o gosto da leitura na criança.
  “Não se trata de banir os quadrinhos, como alguns educadores clamaram no passado, nem tampouco julgar que os contos de fadas sejam intocáveis. A parodia que deles se faz é uma maneira criativa de promover o raciocínio divergente, critico.”
    Refletir sobre uma pratica que possa envolver as duas modalidades o quadrinho e a literatura, para mim é uma alternativa que agrega um valor grande na aproximação do aluno e do professor, pois o professor irar ver uma nova forma de comunica cão que pode abrir novos horizontes tanto de informações como de valores socioculturais de seus alunos. As novas tecnologias de informações devem sempre que possíveis englobadas na escola, ou melhor, na sala de aula para diminuir o abismo criado por um longo percurso de afirmação do saber absoluto do professor e da negação do valor da cultura que o seu aluno pode contribuir no seu aprendizado.

Marcel Bevenuto Serafim

Referencia: Amarilha, Marly. Historias em quadrinhos e literatura: a disputa pelo leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário