Sejam bem vindos

notícias

terça-feira, 22 de novembro de 2011

TCHAU...

Capa do Livro
             Durante toda minha formação escolar básica, tive oportunidade de vivenciar várias história, porém só agora em minha formação acadêmica, tive o grande prazer de conhecer as obras literárias de Lygia Bojunga, em especial o livro TCHAU. Toda a preparação na hora da leitura, contribuiu de forma significativa: a fidelidade ao silêncio, a andaimagem, favoreceu a curiosidade e uma melhor viagem no texto.
                   A primeira narrativa que tem o título do livro conta uma história de família. Rebeca que é filha mais velha, recebe no primeiro capítulo um buquê de flores que é destinado a sua mãe, a mesma recebe junto das flores um cartão assinado por um francês chamado Nikos. Na beira do mar, Rebeca recebe de sua mãe uma notícia muito chocante, ela é avisada que sua mãe deseja e vai se separar de seu pai, após esse momento, a menina indaga a sua mãe o motivo dessa decisão e recebe uma carga de informações, talvez muito complexa demais para uma menina. Em um dia tarde da noite, Recebe presencia a cena em que seus pais discutem, e ouve uma frase tocante, em que seu pai acusa a sua mãe de abandonar a família.  A menina com uma atitude adulta vai  encontrar seu pai, que estar em um botequim, e dar forças á ele a qual sofre com a separação, ela faz uma promessa que não vai deixar a sua mãe dizer tchau pra eles. Com a promessa feita a seu pai, Rebeca não mediu forças para puxar a mala de sua mãe ao vê-la ir embora, mesmo assim, sua mãe vai embora, e diz a última palavra: tchau. Talvez com vergonha de contar a seu pai que sua promessa não foi cumprida, Rebeca escreve para seu pai, conta-lhe que a mãe disse tchau, mas em seu discurso deixa uma esperança que sua mãe talvez um dia volte para casa.
                         Esse história me tocou fundo, pois vivenciei cada momento de Rebeca, viajei a realidade dela e voltei para minha, e me indaguei: e se fosse eu, o que faria? Percebi que todos na sala ficaram tocados com a história, para mim foi um momento único, pois até aqui eu não tinha vivido uma ficção de forma tão real. Esse prazer da literatura é único. A riqueza que a literatura tem é incalculável, ela é um "santo remédio" para despertar o gosto pela leitura, além disso desenvolve nosso cognitivo e nos proporciona novas experiências. Deixo aqui a dica de leitura: TCHAU, Lygia Bojunga.  

Por: Rafaela Bezerra Estevam
Referência: Bojunga,Lygia. Tchau. 17.ed., Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2005.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário