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terça-feira, 8 de novembro de 2011

MAGALI E CASCÃO NA ESCOLA: TRANSITANDO ENTRE IMAGENS E PALAVRAS

Muito pertinente este tema, esses personagens das revistas em quadrinhos faz parte do repertório de estudantes a partir dos primeiros níveis até os mais avançados, é comum ao abrir um livro da língua portuguesa e encontrar fragmentos ou tirinhas de histórias em quadrinhos, os personagens desse gênero transitam livremente nas escolas e na nossa vida. A linguagem utilizada nos quadrinhos é facilmente dominada pelo fato  de estar numa sequência dividida em balões de diversos formatos, bastante atrativos e com frases curtas o que leva até aqueles que não gostam de ler ou mesmo que não sabem ler gostar dos gibis, dificilmente encontramos pessoas que não apreciam uma revista em quadrinhos, eu particularmente gosto muito desse gênero.
                É muito interessante esse gênero, pois até as crianças que ainda não sabem ler gostam de  folhear a revista e contam as histórias de acordo com a sua imaginação que vai fluindo a cada página e a cada imagem e quando termina de olhar toda a revista, elas têm  a história pronta e isso estimula a vontade de querer aprender a ler.
                A narrativa cria uma situação de cumplicidade com o leitor e essa sequência dos fatos  prende a atenção e o  estimula a antecipar os acontecimentos. É bastante peculiar as revistas em quadrinhos utilizarem a paródia e a intertextualidade com narrativas com personagens clássicos, tornando dessa forma a leitura atrativa além da possibilidade que o leitor tem de voltar ao passado e fazer relação com o presente enriquecendo sua leitura com os seus conhecimentos prévios sobre determinadas personagens clássicas.
                Especificamente o texto comentado narra a história de Magali que come uma maçã envenenada por uma bruxa, mostrando que a personagem Magali é gulosa e ao mesmo tempo faz uma analogia a história de Branca de Neve, esse novo texto vai misturando informações e criando na mente do leitor expectativas, nas situações em que já se conhece o conto em questão ele vai preenchendo as lacunas típicas dos contos, sempre procurando um final que tenha uma relação com os fatos que envolvem as duas histórias.  
                A ligação entre o beijo da história da Branca de Neve com o beijinho  (guloseima) por se tratar de uma personagem gulosa é bastante interessante, pois usa a palavra beijo  com dois significados e encaixa de forma perfeita na história. O lúdico é um fator muito relevante nesse gênero, as ilustrações são chamativas  e envolventes.  Acho muito importante fazer parte desse grupo de leitores, principalmente quando se trabalha com crianças, pois elas tem muitas afinidades com esse tipo de leitura e em muitos casos até se imaginam participando das histórias,  penso que todas as pessoas um dia já leu um gibi.

Por, Maria Elizabete Oliveira da Nóbrega.



REFERÊNCIA:
AMARILHA, Marly.Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2006.

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