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terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comentário do texto: Silêncio: A hora da narrativa na escola


O texto apresenta uma pesquisa relizada pela profª Amarilha, em escolas da rede pública de Natal, esta se deu com 80 professores, nela constatou-se que apenas 25% dos entrevistados afirmaram trabalhar com seus alunos à prática da literatura em sua sala de aula, porém 100% destes, afirmaram que nas raras vezes que trabalharam com literatura, os alunos demonstraram grande interesse,  e que a literatura era trabalhada em suas salas de aula com a finalidade de acalmar os alunos quando estavam muito inquietos.
Para que haja prazer no momento da narrativa literária em sala de aula, é preciso haver assiduidade por parte do professor nesse processo e que o mesmo seja progressivo e contínuo, afim de despertar nos educandos o gosto pela literatura, esta importante ferramenta da linguagem. “Ao narrar oralmente o professor está fornecendo à criança a possibilidade de ampliar sua capacidade de antecipação sobre as estratégias da linguagem literária e da construção do sentido.” ( AMARILHA, 2009 pag.21)
A prática social da leitura na forma de narrativa literária em sala de aula constitui-se em um imprescindível recurso, que o professor pode utilizar com seus alunos, sempre que possível. Dentre os inúmeros benefícios, que esta pode proporcionar ao educando, detacamos: o acesso á prática social da leitura, o conhecimento de novas palavras, como também não poderia deixar de citar as fascinantes viajens ao imaginário e fantástico que fazemos enquanto nos deleitamos nos textos literários, tendo em vista que todos nós de alguma forma nos identificamos com algum personagem da literatura independente do tempo e espaço a qual foi produzida.

Por: Elisandra Oliveira da Fonseca Fernandes.

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