Dentre tantos textos que foram apresentados em sala de aula através dos grupos o que mais me chamou a atenção foi o texto Alice que não foi ao país das maravilha da professora Marly Amarilha, o qual nos traz relatos de uma pesquisa feita em escolas publica no estado do Rio Grande do Norte, para saber a situação da relação dos alunos com os textos literários. O resultado foi surpreendente muitos dos alunos sente curiosidade na leitura dos textos literários, porém não são estimulados a fazerem a leitura de tais textos.
A leitura das obras literárias nos faz entrar em um mundo ficcional que pode ter traços da realidade de nossas vidas ou não, mexe com a nossa imaginação, todavia, devemos separar realidade do imaginário. Não foi o que aconteceu com a nossa Alice dos texto exposto. Ela é uma alusão da Alice no pais das maravilhas, que ao contrario desta não conheceu os encantamentos do mundo da leitura. Uma pergunta foi feita a Alice: você prefere personagens rico ou pobre? Ela respondeu que preferia personagem pobre por que ela era pobre e se o personagem fosse rico ela iria querer possuir as coisas e a sua mãe não poderia lhe dar aquilo que ela desejasse. Observa o equívoco da menina que não compreende a diferença entre realidade e ficção. No mundo da ficção adotamos uma identidade diferente da nossa,mas é necessário separar realidade, ficção e imaginação.
Na ficção o leitor vivencia os sentimentos dos personagens que pode ser parecida com sua realidade ou não, porém essa é uma situação com tempo e espaço determinados e sua substância imaginária está limitadopelo perfil do personagem e pelo contexto ficcional proposto pelo texto. A menina demonstra frustações impedindo da mesma reaproximar do texto e descobrir o mundo fantástico da leitura.
AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura críca na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2006.
Postado por Liziane Patricia da silva
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