Sejam bem vindos

notícias

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comentário sobre o texto: Articulação do texto com a Ilustração

Todos os textos que tivemos acesso na disciplina Teoria e Prática da Literatura I, foram muito importantes para o meu aprendizado. Mas aqui vou deixar meu comentário sobre um em especial: O texto “Articulação do Texto com a Ilustração”, pois despertou minha atenção e levou-me a refletir, pois a partir daí cada vez que eu olhava um livro era inevitável não querer analisar a relação da história do mesmo com as suas imagens. Com esse texto, percebi que o texto e a imagem quando bem articulados, se completam de forma que leva o leitor a uma melhor compreensão do que está lendo.     A ilustração estabelece uma relação semântica com o texto, uma relação de coerência, pois articula dois sistemas semióticos: as linguagens verbal e visual. A imagem dá vida ao imaginário da narrativa, mas ela precisa da palavra para se fazer entender ou justificar sua importância sobre determinado assunto. A ilustração, deve instituir-se como um precioso auxiliar na captação de sentidos implícita ou explicitamente veiculados pelo texto escrito, iluminando-o, enriquecendo-o, estabelecendo com ele uma inter-relação dialogal que facilite a instauração de uma atmosfera de verdadeira pregnância significativa. As obras devem apresentar subsídios para que a criança venha conhecer os seres, objetos, ambientes com os quais irá interagir durante sua vida e a imagem permite ao livro estabelecer essas relações com a criança, formando assim um elo entre a comunicação e o leitor. Assim sendo, é por meio destas imagens oralizadas e a partir da criação de uma cena, que é possível inventar diversas possibilidades de narrativas. Quando se pensa em leitura, imediatamente reflete-se na leitura de palavra, porém diariamente é necessário, cada vez mais, a leitura de imagens. A leitura de imagens é, naturalmente, uma das primeiras manifestadas na criança, pois a imagem é uma representação semiconcreta, mais direta que o código verbal escrito, que se apresenta de forma abstrata, essa representação visual na Literatura Infantil tem como abordagem uma fértil interpretação imagética, aparecendo carregada de significados dentro do contexto sociocultural instigando a criança a desenvolver a sua linguagem, pensamento e criatividade.
Referência: FARIA, Maria Alice. Articulação do texto com a ilustração. In: Como usar a literatura infantil na sala de aula – São Paulo: Contexto, 2004.
Por Paula Railana de Oliveira Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário