Sejam bem vindos

notícias

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comentário do texto: Do hábito de Ler à leitura como significado: qual a diferença?

Pela discente: Semidia Lopes de Oliveira Teixeira

O texto que escolhi para comentar aborda uma questão muito preocupante no meio escolar que seria a aversão de muitos jovens em relação a leitura.Para a discussão a autora vai apresentar duas concepções de análise, a primeira seria a psicologia do associacionismo a qual menciona a importância de se criar o hábito de leitura nos jovens, porém independentemente se essa leitura trará prazer ou significado, já a segunda refere-se a sociopsicolinguística que considera a leitura como uma atividade mental complexa que exige sim um processo de significação que envolve a memória , atenção ,imaginação e representação.
Partindo desse breve resumo do texto podem-se extrair algumas reflexões que recaem para a função do educador e de como este enxerga a finalidade da formação de seus educandos, o educador ao levar o objeto livro para a sala de aula deve antes propor estratégias e montar bom planejamento de aula tentando ao máximo aproximar a realidade cultural de seus alunos com a leitura que se queira trabalhar em sala de aula, para que assim ocorra uma interação texto-leitor e os alunos comecem a praticar o gosto pela literatura. Nesse sentido pode-se observar que o educador que não estar estimulando o prazer em ler aos seus alunos esta perpetuando que a finalidade do seu trabalho é levar os alunos a um leitor passivo que apenas reproduz, ou o que infelizmente acontece é empurrar vários livros aos educandos sem nem o mínimo de orientação, pensando que assim se conquistará um leitor, mas aquele profissional que consegue despertar o encantamento que a leitura propicia estará moldando um aluno ativo, questionador e crítico. Por fim a leitura desse e outros textos são de muita importância para nós que ainda estamos na formação inicial, pois são levantadas reflexões, como as que foram aqui expostas, que podem gerar ações efetivas no processo de ensino e aprendizagem. Espero ainda contar com outras opiniões dos colegas de sala de aula, para que aconteçam os intercâmbios de idéias a cerca do assunto.
 Referência:   
ARAÚJO. M.D. Do hábito de ler à leitura como significado: qual a diferença?IN: AMARILHA, M.(org.) Anais do 1° Seminário Educação e Leitura. Natal/UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário