Sejam bem vindos

notícias

terça-feira, 8 de novembro de 2011

SERÁ QUE UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS?


Acredito que na leitura de literatura, isto deixa a desejar. Vou tentar explicar por que. De acordo com Jauss “a leitura de literatura é uma atividade produtora, receptiva e comunicativa entre si” (JAUSS, 1979, p. 43). Tendo essas características, ao fazermos a leitura de um texto literário, somos participamos dele, damos formas aos objetos através do imaginário. Sendo assim, somos participantes ativos no processo de construção do texto, até por que muitas vezes nos projetamos nos personagens apresentados nas histórias.
Quando o livro apresenta muitas imagens, nos perdemos no encantamento delas e de certa forma a nossa imaginação fica esquecida, não projetamos através do imaginário, ambientes, objetos entre outros, pelo fato de existir as imagens apresentadas no livro. A sensação que tenho, é que não faço parte do processo de produção do texto.
Convém esclarecer que não sou contra as imagens existentes em alguns livros, inclusive os de literatura infantil. Principalmente na fase em que a criança ainda não tem familiaridade com a leitura. Contudo, é importante que as nossas crianças ainda que não alfabetizadas silabicamente, possam ter contato com o texto escrito e através da nossa mediação, possam entrar no jogo simbólico, através do faz de conta, de imaginarem a história, a partir do conhecimento de mundo que elas têm.
Infelizmente, muitos professores ao escolherem livros de literatura, preferem os que contem muitas imagens, acontecimento que ocupa o primeiro lugar como critério pedagógico. Isto se justifica pelo fato de muitas crianças ainda não terem o domínio da leitura. Mas, se as crianças, que estão na escola, que precisam entrar em contato com os signos linguístico tiverem acesso somente as imagens, que tipo de leitor estaremos construindo? Leitores apenas de imagens, ou de imagens e signos linguísticos? Espero que nós enquanto futuros pedagogos, tenhamos a compreensão e a sensibilidade de que a literatura é uma arte, e que nossas crianças, e também adolescentes, jovens e adultos precisam descobrir ou redescobrir a importância da leitura da literatura no desenvolvimento ou construção de seres humanos, mais humanos.

Renata Gomes Marques da Silva Souza
Referências:
AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário