Sejam bem vindos

notícias

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Chapeuzinho Amarelo

      Nesses meses em que eu estou estudando a disciplina de Literatura Infantil tive a oportunidade de conhecer muitas obras literárias que até então eu nunca tinha dado importância. Sempre gostei de ler, porém literatura infantil nunca foi o meu ponto forte, e devido a isso eu só conhecia os grandes clássicos dessa modalidade, aqueles que todo mundo conhece e fala, como por exemplo:"Alice no paiz das maravilhas", "O pequeno Príncipe", "Chapeuzinho Vermelho"...
      Eu já tinha ouvido falar algo a respeito de uma tal Chapeuzinho Amarelo,no entanto, eu nunca procurei saber do que se tratava. Imaginei que era sim de uma menina  e que havia alguma relação entre a Chapeuzinho Vermelho e a Chapeuzinho Amarelo, mas o teôr da história continuava desconhecido para me.
      Em uma de nossas aulas de literatura infantil a professora leu o conto "Chapeuzinho amarelo", daí sim eu pude entender o porque daquele sugestivo nome do conto.
      O conto é muito interessante. Logo no inicio somos levados a entender que o nome se dá devido ao fato de que a chapeuzinho em questão é muito medrosa. Tem medo de tudo e isso a impede de fazercoisas essenciais mas que são importantes como: brincar, falar, dormir..., porém o maior de seus medos era o de um dia encontrar com o tal lobo que ela só tinha ouvido falar, e que talvés nem existisse.Um dia chapeuzinho encontra-se com o LOBO e aquele medo sufocante que ela sentia do lobo passa e o LOBO vira BOLO. A partir daí chapeuzinho amarelo recupera o tempo passado,e passa a proveitar a vida sem tantos medos.
       Essa história em especial me chamou atenção porque de, certa forma, ajuda as crianças a enfrentar seus medos.Ajuda também a criança e entender que quando enfrentam seus medos são bem-sucedidas e descobrirão que a vida é maravilhosa e para ser vivida, independente dos medos que tenhas.
     Gostei tanto desse livro literário infantil, que agora eu o tenho em minha casa.



Por Maria de Fátima da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário