Sejam bem vindos

notícias

terça-feira, 22 de novembro de 2011

"CHAPEUZINHO AMARELO"


Por: Gabriella Pereira do Nascimento
Isso mesmo, Chapeuzinho Amarelo! Minha primeira sensação ao ouvir o título desta obra literária foi de estranhamento, pois durante a infância o que sempre ouvimos é umas das mais conhecidas histórias para crianças: Chapeuzinho Vermelho. Imerso a uma intertextualidade incrível, o escritor e compositor Chico Buarque produz essa obra magnífica, que agrada não somente aos pequeninos, mas também muitos adultos como eu!
Pobre menina, amarelada de medo tinha medo do medo de tudo, até de dormir e, sobretudo medo do Lobo! Diferente de “Chapeuzinho Vermelho”, “Chapeuzinho Amarelo” tinha medo do Lobo antes mesmo de conhecê-lo, e o mais surpreendente dessa narrativa é justamente como “Chapeuzinho Amarelo” supera seus medos. O momento crucial, que muda toda a história é o grande encontro com o tal do Lobo! Ao ver que aquela criatura era muito menos do que ela esperava, o medo se foi, enquanto o lobo fica enfurecido com aquela menina que não tem medo dele, o LOBO tornou-se para Chapeuzinho um BOLO e assim todos os outros medos ficaram para trás!
Essa linda história ainda conta com o aporte gráfico, feitos nos traços de Ziraldo. Magnífico! Posso assim exclamar! Uma noite dessas, minha filha me chamou atenção dizendo que estava com medo de dormir sozinha, ela tem cinco anos e isso até o momento não tinha acontecido! Convencer uma criança com medo de dormir sozinha não é uma tarefa nada fácil, então em meio a esta confusão lembrei-me da história da “Chapeuzinho Amarelo” e contei pra ela, mas interessante mesmo foi o primeiro contato que ela teve com este livro, ficou extremamente  encantada e até hoje diz que dorme sozinha porque não é “amarela de medo”!
É surpreendente como os textos literários tem o poder de conquistar as pessoas, esse encantamento por essa história e por tantas outras, nos mostra cada vez mais a importância que a literatura tem na formação de indivíduos. E o melhor de tudo, este prazer não estar somente ao alcance dos pequeninos, mas dos adultos também! Então vamos aproveitá-lo!
BUARQUE, ChicoChapeuzinho Amarelo.  36p.  Ilustrações de Ziraldo.  José Olympio Editora, RJ, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário