Ao ouvir a leitura da professora Marly sobre um trecho do livro "A Chave do Tamanho", me fez refletir sobre a importância da leitura e da Literatura para nós seres humanos. A cada degustação tenho percebido isso.
Em relação a Emília de Lobato, que reflexão nos permite fazer nesse pequeno trecho: "Emília demorou na resposta. Estava pensando. Isso de falar a verdade nem sempre dá certo. Muitas vezes a coisa boa é a mentira. "Se a mentira fizer menos mal do que a verdade, viva a mentira!" Era uma das idéias emilianas. "Os adultos não querem que as crianças mintam, e no entanto passam a vida mentindo de todas as maneiras — para o bem. Há a mentira para o bem, que é boa; e há a mentira para o mal, que é ruim. Logo, isso de mentira depende. Se é para o bem, viva a mentira! Se é para o mal, morra a mentira! E se a verdade é para o bem, viva a verdade! Mas se é para o mal, morra a verdade!"
Isto sim é Filosofar, é refletir sobre os nossos comportamentos nas diversas situação. Quanta lição podemos tirar dessas palavras. Espero que tenham a oportunidade de ler e degustar todo o livro, por que já iniciei.
Para conclui, quero registrar nesse espaço que com essa disciplina estou tendo a oportunidade de me apaixonar pela literatura! Fico a questionar: por que essa paixão não aconteceu antes? Mais ao mesmo tempo penso que tudo tem seu tempo, que bom que deu tempo.
Renata Souza
Eu também já parei pra me questionar sobre o prazer pela Literatura a fluir dentro de nossos prazeres. Por que que só agora passamos a ter esse olhar sobre a literatura, esse gosto antes inibido?
ResponderExcluirAcredito também na sua opinião, onde diz: tudo tem seu tempo!; mas é tão verdade que termos uma ponte com pedras preciosas que nos leve até o encontro da Literatura é tão mágico quanto o tempo certo que o TEMPO nos dá para cada coisa.
Meus parabéns Marly, por fazer o que faz tão bem feito com essa capacidade de encantar e fazer se apaixonar esses ex-desconhecedores da literatura magnífica.
Rafael Miranda
Com a disciplina, tive a oportunidade de enxergar com mais clareza, a real importância da literatura nas nossas vidas, e principalmente das crianças. A literatura possibilita o nosso deslocamento para o mundo imaginário, onde tudo é possível. Com ela, aprendemos a criar, a expressar nossas emoções, e assim desenvolvemos a nossa capacidade de comunicação. É necessário que a literatura seja vista como uma disciplina que promove o desenvolvimento da criança, pois é isso que ela tem o poder de propiciar para todas as crianças.
ResponderExcluirMeninas, fico feliz que estejam gostando da disciplina assim como eu.
ResponderExcluirTambém eu aprendi muito e venho aprendendo, inclusive com vocês. Quanto a paixão... penso que todos nós a trazemos dentro de nós. Com o mundo vamos descobrindo paixões. Algumas já trazemos, outras nascem. Só precisamos alimentá-las. Na literatura, que é a minha paixão, estamos sempre nos reapaixonado. Na leitura literária alimentamos o gosto pelo viver, pelo imaginário, pela reflexão. Cada livro guarda em sua essência uma paixão. Desejo que essa paixão literária, tão encantadoramente definida por vocês, perdure e floresça sempre que se depararem com um novo livro. Os frutos são consumidos, mas as sementes são infinitamente misteriosas na sua penerinidade. Assim é a LITERATURA.
Abraços literários
Ain.. a discilina esta sendo um deleite... a minha infância não foi tão marcada pela presença do livro e hoje sinto uma vontade tão imensa de desfrutar livros , infelizmente ainda se persiste uma atividade pedagógica não nuito voltada para a contação de história, mas como futuros educadores devemos incluir essa magia ao mundo da leitura aos nossos alunos.
ResponderExcluirSemidia Lopes