Sejam bem vindos

notícias

domingo, 11 de setembro de 2011

A Chave do Tamanho - Monteiro Lobato

Ao ouvir a leitura da professora Marly sobre um trecho do livro "A Chave do Tamanho", me fez  refletir sobre a importância da leitura e da Literatura para nós seres humanos. A cada degustação tenho percebido isso.

Em relação a Emília de Lobato, que reflexão nos permite fazer nesse pequeno trecho: "Emília demorou na resposta. Estava pensando. Isso de falar a verdade nem sempre dá certo. Muitas vezes a coisa boa é a mentira. "Se a mentira fizer menos mal do que a verdade, viva a mentira!" Era uma das idéias emilianas. "Os adultos não querem que as crianças mintam, e no entanto passam a vida mentindo de todas as maneiras — para o bem. Há a mentira para o bem, que é boa; e há a mentira para o mal, que é ruim. Logo, isso de mentira depende. Se é para o bem, viva a mentira! Se é para o mal, morra a mentira! E se a verdade é para o bem, viva a verdade! Mas se é para o mal, morra a verdade!"

Isto sim é Filosofar, é refletir sobre os nossos comportamentos nas diversas situação. Quanta lição podemos tirar dessas palavras. Espero que tenham a oportunidade de ler e degustar todo o livro, por que já iniciei.

Para conclui, quero registrar nesse espaço que com essa disciplina estou tendo a oportunidade de me apaixonar pela literatura! Fico a questionar: por que essa paixão não aconteceu antes? Mais ao mesmo tempo penso que tudo tem seu tempo, que bom que deu tempo.

Renata Souza


4 comentários:

  1. Eu também já parei pra me questionar sobre o prazer pela Literatura a fluir dentro de nossos prazeres. Por que que só agora passamos a ter esse olhar sobre a literatura, esse gosto antes inibido?

    Acredito também na sua opinião, onde diz: tudo tem seu tempo!; mas é tão verdade que termos uma ponte com pedras preciosas que nos leve até o encontro da Literatura é tão mágico quanto o tempo certo que o TEMPO nos dá para cada coisa.

    Meus parabéns Marly, por fazer o que faz tão bem feito com essa capacidade de encantar e fazer se apaixonar esses ex-desconhecedores da literatura magnífica.

    Rafael Miranda

    ResponderExcluir
  2. Com a disciplina, tive a oportunidade de enxergar com mais clareza, a real importância da literatura nas nossas vidas, e principalmente das crianças. A literatura possibilita o nosso deslocamento para o mundo imaginário, onde tudo é possível. Com ela, aprendemos a criar, a expressar nossas emoções, e assim desenvolvemos a nossa capacidade de comunicação. É necessário que a literatura seja vista como uma disciplina que promove o desenvolvimento da criança, pois é isso que ela tem o poder de propiciar para todas as crianças.

    ResponderExcluir
  3. Meninas, fico feliz que estejam gostando da disciplina assim como eu.
    Também eu aprendi muito e venho aprendendo, inclusive com vocês. Quanto a paixão... penso que todos nós a trazemos dentro de nós. Com o mundo vamos descobrindo paixões. Algumas já trazemos, outras nascem. Só precisamos alimentá-las. Na literatura, que é a minha paixão, estamos sempre nos reapaixonado. Na leitura literária alimentamos o gosto pelo viver, pelo imaginário, pela reflexão. Cada livro guarda em sua essência uma paixão. Desejo que essa paixão literária, tão encantadoramente definida por vocês, perdure e floresça sempre que se depararem com um novo livro. Os frutos são consumidos, mas as sementes são infinitamente misteriosas na sua penerinidade. Assim é a LITERATURA.
    Abraços literários

    ResponderExcluir
  4. Ain.. a discilina esta sendo um deleite... a minha infância não foi tão marcada pela presença do livro e hoje sinto uma vontade tão imensa de desfrutar livros , infelizmente ainda se persiste uma atividade pedagógica não nuito voltada para a contação de história, mas como futuros educadores devemos incluir essa magia ao mundo da leitura aos nossos alunos.
    Semidia Lopes

    ResponderExcluir